quarta-feira, 8 de junho de 2011

Criatividade requer a coragem de abandonar suas certezas.





Algumas citações que nos levam a refletir sobre o significado da criatividade e sobre os caminhos para o fortalecimento de nossas habilidades criativas:
Criatividade requer a coragem de abandonar suas certezas. Erich Fromm.
A mente intuitiva é um dom sagrado e a mente racional um servo fiel. Criamos uma sociedade que venera o servo e que esqueceu o dom. Albert Einstein.
Frequentemente, grandes ideias recebem violenta oposição de mentes medíocres.Albert Einstein.
A questão chave não é “Como promover a criatividade?”, mas sim “Em nome de Deus, por que não são todos criativos?”. Onde o potencial humano foi perdido? Como foi mutilado? Portanto, eu penso que uma boa pergunta não deve ser por que as pessoas criam, mas por que as pessoas não criam ou não inovam. Nós devemos abandonar aquela postura de admiração frente a criatividade, como se fosse um milagre quando alguém cria alguma coisa. Abraham Maslow.
Criatividade é o tipo de processo de aprendizagem em que o professor e o aluno estão localizados no mesmo individuo. Arthur Koestler.
Quando estou trabalhando num problema, eu nunca penso na beleza. Eu somente penso em como resolver o problema. Mas quando termino, se a solução não é bela eu sei que ela está errada. Buckminster Fuller.
Não há nada em uma lagarta que revele que ela se transformará numa borboleta.Buckminster Fuller.
É a tensão entre criatividade e ceticismo que produziu as estonteantes e inesperadas descobertas da ciência. Carl Sagan.
É preferível ter uma porção de ideias, e algumas delas se mostrarem erradas, do que sempre estar certo por nunca ter ideias. Edward de Bono.
Criatividade é a repentina interrupção da estupidez. Edwin Land.
As coisas que mais tememos nas organizações – flutuações, perturbações e desequilíbrios – são as fontes primárias da criatividade. Margareth J. Wheatley.
Você vê coisas e diz “Por quê?”. Mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo “Por que não?”.  George Bernard Shaw.
Criatividade é a habilidade de ver relações onde não existe nenhuma. Thomas Disch

Nenhum comentário:

Postar um comentário